Comunicação de Séries de Faturação à AT

A comunicação de séries de faturação à AT é obrigatória para todas as empresas a partir de 1 de janeiro de 2023, e fundamental para o preenchimento do ATCUD, também obrigatório a partir da mesma data.

O ATCUD – código único de documento -, é composto pelo código validação da série (emitido pela AT) e o número sequencial do documento. Deve constar em todas as páginas dos documentos de faturação (e outros fiscalmente relevantes) emitidos pela empresa.

Para obtenção do código de validação de séries de faturação, a empresa tem que comunicar previamente à AT as séries de documentos (de faturação e outros fiscalmente relevantes), que vai usar em 2023. Após esta comunicação, a empresa irá receber o código de validação das respetivas séries, que irá ser parte integrante no ATCUD.

O PHC Software a partir da versão 31 a comunicação de séries de faturação à AT é um processo automatizado, efetuado via webservice. É possível comunicar as séries de faturação a partir do software de gestão, receber o respetivo código de validação, e incluí-lo nos documentos de faturação – de forma automatizada e sem necessidade de sair do PHC CS.

O PHC GO também permite a comunicação de séries de faturação à AT de forma automatizada, via webservice. É possível realizar todo o processo de forma automatizada.

A m2a vai fornecer todo o apoio assim como informação acerca deste processo de comunicação de séries de faturação à AT.